OFICINA DIDATICA: CONSTRUINDO MAQUETES SOBRE O RELEVO

Sem Comentários

OFICINA DIDATICA: CONSTRUINDO MAQUETES SOBRE O RELEVO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DGE

Local: Colégio Estadual Jackson De Figueiredo
      Professora Coordenadora: Núbia Dias dos Santos
      Professora Supervisora: Adriane dos Santos Andrade
      Bolsistas: Diogo Farias Santos
                       Scarlet Braz Santos

      Série/Turma: 1o Ano A (Ensino Médio)
      Duração da oficina: 1 hora e 40 minutos (2 aulas)                                             Data: 21/09/2015


            A oficina foi realizada no último dia 21/09/2015 na turma do 1 Ano A do Colégio Estadual Jackson de Figueiredo com os seguintes passos:

            Inicialmente nós pibidianos, conversamos com a professora Adriane, e chegamos a conclusão de que seria bom uma oficina onde os alunos tivesse um papel mais protagonista durante a aplicação da oficina, uma vez que nas oficinas anteriores eles não participavam da etapa de construção das mesmas. Então como fazer isso?

            Aliando essa questão com o conteúdo trabalhado tivemos então a ideia da construção de maquetes onde os alunos representariam as diferentes formas de relevo estudadas durante a unidade letiva.

            Para isso tivemos como referencial teórico o texto de Mafalda Fransischett: A cartografia escolar critica (2007) que trabalha justamente sobre as questões pertinentes as representações cartográficas, o que engloba também a representação feita por meio de maquetes, objeto direto desta oficina. A autora trabalha neste texto aspectos sobre como as representações se configuram em formas de codificação daquilo que já é conhecido pelo aluno e como isso ajuda em sua orientação e localização no espaço.

            Ela ainda fala sobre a dinamicidade do espaço geográfico e consequente constante mudanças nas formas de representação do mesmo além do próprio contexto de mudanças de abordagem entre se trabalhar isso com adultos e crianças, sendo assim o professor uma espécie de mediador do processo de ensino e aprendizagem. Processo esse que pode ser facilitado ou não de acordo com o tipo de metodologia utilizada por este professor durante essa mediação, onde no caso especifico desta oficina realizamos a abordagem de construção ativa dos alunos de acordo com suas percepções das formas de relevo.

            Para realização desta oficina dividimos a sala em dois grupos, e entregamos uma imagem que continha diferentes formas de relevo estudadas e pedimos assim que eles representassem aquelas essas formas de relevo na maquete. Os deixamos livres para utilizar cores que desejassem. 



Formas de relevo.

(Fonte: http:// http://geografia-ensinareaprender.blogspot.com.br/2012/05/as-formas-de-relevo.html)

Pudemos observar que eles mesmos se organizaram sobre quem faria cada coisa, e não houve nenhum tipo de discussão. Na verdade os resultados finais foram bem animadores.

Construção das Maquetes. Fonte: SANTOS, S.B. 2015.

Os alunos interagiram como nunca entre eles, para que o trabalho ficasse bem feito, e se dedicaram ao máximo na tarefa. Todos participaram ativamente, diferente de outras atividades que presenciamos nesta mesma turma, onde um ou dois trabalhavam e todo o resto ficava disperso.
O plano inicial era que essas maquetes fossem apresentadas para toda a turma após sua conclusão, o que infelizmente por questões de mudanças de horários e outras questões burocráticas no âmbito da coordenação da escola, não acabou ocorrendo. Porem as maquetes foram guardadas na secretaria e posteriormente após o retorno das aulas poderão ser apresentadas.


Maquetes concluídas. Fonte: SANTOS, D.F. 2015.
Com esta oficina pudemos notar, mais uma vez, que os alunos acabam se engajando mais em atividades práticas e lúdicas do que no costumeiro ensino tradicional, e nessa turma em especial, atividades que demandam uma maior interação e participação ativa e dinâmica acaba chamando mais atenção deles, uma vez que os mesmos são bem agitados.


Tecnologia do Blogger.