A
atividade surgiu a partir da necessidade da elaboração de atividades que
possibilitem aos alunos uma melhor compreensão dos conteúdos referentes a
deriva continental e placas tectônicas, que foram trabalhados pela professora
regente em sala de aula, com o objetivo de revisar os conteúdos por ela já
ministrado. A atividade foi desenvolvida pelos bolsistas Chrystian Bruno e Vanessa Modesto, para alunos do 6° ano do ensino
fundamental, do Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral. O objetivo principal
da atividade foi analisar os principais processos das placas tectônicas, seus
movimentos, causas e consequências na superfície.
Metodologia
1-Primeira etapa:
Exposição de conteúdo de revisão com utilização de maquete para apresentar o
movimento da deriva continental, e as placas tectônicas e seus movimentos
principais. (20 min.)
2-Segunda etapa:
Divisão das equipes. (05 min.)
3-Terceira etapa: Montagem
da maquete em forma de quebra-cabeça, e identificação das placas tectônicas e
seus movimentos. (95 min.)
Figura 01: Montagem do Quebra-cabeça. Fonte: SANTOS V. M. 06/08/14 |
Figura 02: Montagem do quebra-cabeça. Fonte: SANTOS V. M. 06/08/14 |
Figura 03: quebra-cabeça completo. Fonte: SANTOS, V. M. 06/08/14 |