UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO
DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO
DE GEOGRAFIA – DGE
Local: Colégio Estadual Jackson
De Figueiredo
Professora Coordenadora: Núbia Dias dos
Santos
Professora Supervisora: Adriane dos
Santos Andrade
Bolsistas: Diogo Farias Santos
Scarlet Braz Santos
Série/Turma: 1o Ano A
(Ensino Médio)
Duração da oficina: 1 hora e 40 minutos (2 aulas) Data: 21/09/2015
A
oficina foi realizada no último dia 21/09/2015 na turma do 1 Ano A do Colégio
Estadual Jackson de Figueiredo com os seguintes passos:
Inicialmente
nós pibidianos, conversamos com a professora Adriane, e chegamos a conclusão de
que seria bom uma oficina onde os alunos tivesse um papel mais protagonista
durante a aplicação da oficina, uma vez que nas oficinas anteriores eles não
participavam da etapa de construção das mesmas. Então como fazer isso?
Aliando
essa questão com o conteúdo trabalhado tivemos então a ideia da construção de
maquetes onde os alunos representariam as diferentes formas de relevo estudadas
durante a unidade letiva.
Para
isso tivemos como referencial teórico o texto de Mafalda Fransischett: A
cartografia escolar critica (2007) que trabalha justamente sobre as questões
pertinentes as representações cartográficas, o que engloba também a
representação feita por meio de maquetes, objeto direto desta oficina. A autora
trabalha neste texto aspectos sobre como as representações se configuram em
formas de codificação daquilo que já é conhecido pelo aluno e como isso ajuda
em sua orientação e localização no espaço.
Ela
ainda fala sobre a dinamicidade do espaço geográfico e consequente constante
mudanças nas formas de representação do mesmo além do próprio contexto de
mudanças de abordagem entre se trabalhar isso com adultos e crianças, sendo
assim o professor uma espécie de mediador do processo de ensino e aprendizagem.
Processo esse que pode ser facilitado ou não de acordo com o tipo de
metodologia utilizada por este professor durante essa mediação, onde no caso
especifico desta oficina realizamos a abordagem de construção ativa dos alunos
de acordo com suas percepções das formas de relevo.
Para
realização desta oficina dividimos a sala em dois grupos, e entregamos uma
imagem que continha diferentes formas de relevo estudadas e pedimos assim que
eles representassem aquelas essas formas de relevo na maquete. Os deixamos
livres para utilizar cores que desejassem.
Formas
de relevo.
(Fonte: http://
http://geografia-ensinareaprender.blogspot.com.br/2012/05/as-formas-de-relevo.html)
Pudemos observar que eles mesmos
se organizaram sobre quem faria cada coisa, e não houve nenhum tipo de
discussão. Na verdade os resultados finais foram bem animadores.
Construção
das Maquetes.
Fonte: SANTOS, S.B. 2015.
Os alunos interagiram como nunca
entre eles, para que o trabalho ficasse bem feito, e se dedicaram ao máximo na
tarefa. Todos participaram ativamente, diferente de outras atividades que
presenciamos nesta mesma turma, onde um ou dois trabalhavam e todo o resto
ficava disperso.
O plano inicial era que essas
maquetes fossem apresentadas para toda a turma após sua conclusão, o que
infelizmente por questões de mudanças de horários e outras questões burocráticas
no âmbito da coordenação da escola, não acabou ocorrendo. Porem as maquetes
foram guardadas na secretaria e posteriormente após o retorno das aulas poderão
ser apresentadas.
Maquetes
concluídas.
Fonte: SANTOS, D.F. 2015.
Com esta oficina pudemos notar,
mais uma vez, que os alunos acabam se engajando mais em atividades práticas e
lúdicas do que no costumeiro ensino tradicional, e nessa turma em especial,
atividades que demandam uma maior interação e participação ativa e dinâmica
acaba chamando mais atenção deles, uma vez que os mesmos são bem agitados.