Projeto: " GEOGRAFIZANDO O NOSSO FOLCLORE" no Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral

Sem Comentários

Projeto: " GEOGRAFIZANDO O NOSSO FOLCLORE" no Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral


Nos dias 17 a 21 e  28 do mês de agosto do ano de 2015 foi realizado no Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral as atividades referentes ao dia do folclore. Para a realização de tal comemoração foi elaborado um projeto intitulado GEOGRAFIZANDO O NOSSO FOLCLORE, cujo objetivo principal foi conhecer as características do folclore do estado de Sergipe. 



Plateia formada pela comunidade escolar matutina. Fonte: ARAUJO, 2015.

O Projeto "GEOGRAFIZANDO O NOSSO FOLCLORE" foi uma realização do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência PIBID de Geografia da Universidade Federal de Sergipe realizado nas turmas do ensino fundamental e médio do Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral juntamente sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Sônia de Souza Mendonça Menezes e supervisão da Professora Claudionete Candia Araujo.
Equipe organizadora do projeto. Fonte:ARAUJO, 2015

No primeiro momento os discentes realizaram uma pesquisa, junto aos familiares mais velhos, relacionada às lendas, jogos, brinquedos e brincadeiras, cantigas que eles ouviam e/ou participaram em sua infância, a partir disso foram organizadas as atividades a serem apresentadas na escola para que todos os membros da escola pudessem participar e conhecer um pouco do nosso folclore, desse modo buscando ir mais além da realidade que os discentes vivenciam no seu dia a dia, mostrando de que forma seus avos, e pais se divertiam na infância por meio da execução destas atividades.

Teatro: Avós relembrando sua infância aos netos. Fonte: ARAUJO, 2015 

As atividades foram executadas visando incentivar a comunidade estudantil no resgate de brincadeiras, jogos, cantigas e lendas do folclore sergipano por meio de relatos de pais e avós dos alunos, durante a apuração das respostas foi possível identificar que algumas lendas foram advindas de alguns municípios do interior do estado, possibilitando assim a espacialização das manifestações culturais no estado de Sergipe.



Manifestações folclóricas. Fonte: ARAUJO, 2015
 As entrevistas possibilitaram realizar um levantamento das formas de representação da nossa cultura folclórica, com o resultado da pesquisa foi elaborado um mapa com a espacialização das lendas, cantigas, brinquedos, jogos e brincadeiras pesquisados e apresentado no dia 21 de agosto (véspera do dia do Folclore), e envolveu toda a comunidade matutina do colégio, com apresentação de trabalhos de forma lúdica, sobre lendas, cantigas, jogos e brincadeiras do folclore sergipano, ao final das apresentações foram realizadas atividades práticas, possibilitando que os alunos executassem nas dependências da escola os jogos e brincadeiras por eles pesquisados.






















O folclore sergipano foi apresentado por meio de peça teatral, teatro de fantoches, vídeo de curta metragem, e por meio de exposição de jogos e a realização desses na escola com os discentes e bolsistas do PIBID.

Encenação do teatro. Fonte: ARAUJO, 2015 

Apresentação da brincadeira amarelinha. Fonte: ARAUJO, 2015

Alunos, coordenadores e visitantes. Fonte: ARAUJO, 2015

No dia 28 aconteceu a culminância do projeto, com a apresentação do "Making Off" das atividades realizadas para os alunos, os quais se mostraram muito satisfeito com os trabalhos realizados , os pibidianos foram surpreendidos no término da apresentação do curta, pois alunos produziram um vídeo-entrevista com outros alunos da própria escola falando sobre a importância do PIBID/GEOGRAFIA no colégio e sobre os resultados alcançados.  A prática dos jogos e brincadeiras apresentadas durante o projeto não se ateve apenas ao dia da culminância, mas se perpetuou durante o horário de intervalo das semanas posteriores, demonstrando aos docentes a importância de compartilhar com o alunado novas experiências, no caso, os jogos e brincadeiras que eram praticados possivelmente por seus pais e avós, permitindo que eles (os discentes) a perpetuem.


Culminância do projeto, apresentação do "Making Off". Fonte: ARAUJO, 2015

Prática das brincadeiras após fim do projeto. Fonte: ARAUJO, 2015
Prática das brincadeiras após fim do projeto. Fonte: ARAUJO, 2015
Equipe do Pibid/Geografia - UFS. Fonte: ARAUJO, 2015


Anterior
This is the current newest page

Tecnologia do Blogger.