Plateia formada pela comunidade escolar matutina. Fonte: ARAUJO, 2015. |
O Projeto "GEOGRAFIZANDO O NOSSO FOLCLORE" foi uma realização do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência PIBID de Geografia da Universidade Federal de Sergipe realizado nas turmas do ensino fundamental e médio do Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral juntamente sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Sônia de Souza Mendonça Menezes e supervisão da Professora Claudionete Candia Araujo.
Equipe organizadora do projeto. Fonte:ARAUJO, 2015 |
No primeiro momento os discentes realizaram uma pesquisa, junto aos
familiares mais velhos, relacionada às lendas, jogos, brinquedos e
brincadeiras, cantigas que eles ouviam e/ou participaram em sua infância, a
partir disso foram organizadas as atividades a serem apresentadas na escola
para que todos os membros da escola pudessem participar e conhecer um pouco do
nosso folclore, desse modo buscando ir mais além da realidade que os discentes
vivenciam no seu dia a dia, mostrando de que forma seus avos, e pais se
divertiam na infância por meio da execução destas atividades.
As atividades foram executadas visando incentivar a comunidade estudantil no resgate de brincadeiras, jogos, cantigas e lendas do folclore sergipano por meio de relatos de pais e avós dos alunos, durante a apuração das respostas foi possível identificar que algumas lendas foram advindas de alguns municípios do interior do estado, possibilitando assim a espacialização das manifestações culturais no estado de Sergipe.
Teatro: Avós relembrando sua infância aos netos. Fonte: ARAUJO, 2015 |
As atividades foram executadas visando incentivar a comunidade estudantil no resgate de brincadeiras, jogos, cantigas e lendas do folclore sergipano por meio de relatos de pais e avós dos alunos, durante a apuração das respostas foi possível identificar que algumas lendas foram advindas de alguns municípios do interior do estado, possibilitando assim a espacialização das manifestações culturais no estado de Sergipe.
Manifestações folclóricas. Fonte: ARAUJO, 2015 |
As
entrevistas possibilitaram realizar um levantamento das formas de representação
da nossa cultura folclórica, com o resultado da pesquisa foi elaborado um mapa
com a espacialização das lendas, cantigas, brinquedos, jogos e brincadeiras
pesquisados e apresentado no dia 21 de agosto (véspera do dia do Folclore), e
envolveu toda a comunidade matutina do colégio, com apresentação de trabalhos
de forma lúdica, sobre lendas, cantigas, jogos e brincadeiras do folclore
sergipano, ao final das apresentações foram realizadas atividades práticas,
possibilitando que os alunos executassem nas dependências da escola os jogos e
brincadeiras por eles pesquisados.
O folclore sergipano foi apresentado por meio de peça teatral, teatro de fantoches, vídeo de curta metragem, e por meio de exposição de jogos e a realização desses na escola com os discentes e bolsistas do PIBID.
Encenação do teatro. Fonte: ARAUJO, 2015 |
Apresentação da brincadeira amarelinha. Fonte: ARAUJO, 2015 |
Alunos, coordenadores e visitantes. Fonte: ARAUJO, 2015 |
No dia 28 aconteceu a culminância do projeto, com a apresentação do "Making Off" das atividades realizadas para os alunos, os quais se mostraram muito satisfeito com os trabalhos realizados , os pibidianos foram surpreendidos no término da apresentação do curta, pois alunos produziram um vídeo-entrevista com outros alunos da própria escola falando sobre a importância do PIBID/GEOGRAFIA no colégio e sobre os resultados alcançados. A prática dos jogos e brincadeiras apresentadas durante o projeto não se ateve apenas ao dia da culminância, mas se perpetuou durante o horário de intervalo das semanas posteriores, demonstrando aos docentes a importância de compartilhar com o alunado novas experiências, no caso, os jogos e brincadeiras que eram praticados possivelmente por seus pais e avós, permitindo que eles (os discentes) a perpetuem.
Culminância do projeto, apresentação do "Making Off". Fonte: ARAUJO, 2015 |
Prática das brincadeiras após fim do projeto. Fonte: ARAUJO, 2015 |
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Equipe do Pibid/Geografia - UFS. Fonte: ARAUJO, 2015 |