A atividade lúdica foi realizada
na Escola Estadual
Prof. Joaquim Vieira Sobral, na turma do 9° ano A, do turno matutino no
dia 1° de agosto para a revisão dos conteúdos. O caça-palavras foi
confeccionada com cartolina, papel madeira e pincel de cor azul. Foram feitas
algumas perguntas relacionadas ao assunto onde os alunos dariam as respostas e
logo após os mesmos iriam destacá-las no caça-palavras. Para realizar a
atividade a turma foi divida em três grupos, cada um com sete componentes, as
questões eram sorteadas ao decorrer do jogo, quando um grupo não sabia a
resposta exata passava a questão para o outro grupo, e se nenhum grupo soubesse
os organizadores da atividade diziam a resposta e explicava o assunto da
pergunta sorteada.
Ao final da atividade notou-se o alcance dos objetivos esperados, com uma
excelente participação da turma, demonstrando interesse e domínio de conteúdo,
com uma interação entre os alunos, estagiários e professor eliminando as
dúvidas acerca dos temas abordados.
Portanto, a realização
dessas metodologias exige planejamento adequado a faixa etária com o intuito de
facilitar a troca de saberes entre professor e aluno. Com o objetivo de
promover uma revisão geral dos conteúdos: Capitalismo, Socialismo,Primeira e
Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria e Blocos Econômicos executados pelo
professor regente na unidade e estimular a compreensão dos discentes.
|
Caça-palavras. Fonte: OLIVEIRA, 2014. |
|
Início da atividade do caça-palavras. Fonte: CAVALCANTE, 2014 |
|
Alunos participando da atividade. Fonte: BATISTA, 2014 |