MINISTRANTES: Quesia
Maria, Robson de Jesus e Thaís Moura.
ORIENTADOR: Professora Acássia Cristina Souza.
PROFESSOR REGENTE: Daniel Santos Sá.
ORIENTADOR: Professora Acássia Cristina Souza.
PROFESSOR REGENTE: Daniel Santos Sá.
Conhecer outro mundo dá
possibilidade de enxergar as diferenças que estão intrínsecas em determinado
ambiente ou povo. Nesse sentido faz-se necessário instigar nos alunos a
curiosidade de conhecer as diversas realidades contidas nos diversos
continentes, isso ajudará o aluno a pensar e respeitar o outro com suas
peculiaridades, pois acreditamos que o conhecimento liberta da ignorância e dar
capacidade de refletir criticamente acerca dos acontecimentos e da realidade
que lhe é diferente.
A
oficina “África: Fatos e Fotos” vêm nessa direção numa tentativa de fortalecer
o aprendizado acerca do continente africano, e com o intuito de desmistificar o
que se tem sobre tal continente, pois quando perguntado aos alunos sobre o que
achavam da África os mesmos disseram que no continente só existem “pretos”,
“pobres”, “bichos”, “desertos” e “AIDS”. Afim de mudar este pensamento
buscamos analisar as diversidades paisagísticas e culturais deste continente,
afim de quebrar os estereótipos que habitam o imaginário dos alunos.
Objetivos
da Oficina:
- Identificar as características paisagísticas do continente África;
- Entender a dinâmica populacional do continente africano;
- Entender aspectos como: clima, relevo, hidrografia e vegetação;
- Analisar através de fotos características dos países africanos.
Para
a execução da oficina África: fatos e fotos, utilizamos da aula da sexta
feira que é composta por 50 min. O inicio da aula foi pautado numa revisão de
conteúdo na qual utilizamos cerca de 25 min. Essa revisão foi feita com a
utilização de fotos das diversas características do continente africano,
mostrando seus contrastes suas belezas e cultura. A fim de correlacionarmos as
características físicas com humana, pois estes elementos são os componentes do
espaço geográfico. Após a revisão foram distribuídos individualmente
caça-palavras contendo palavras chaves na descrição do continente africano. Ao
termino pediremos para que os alunos escrevam o que eles entenderam acerca do
conteúdo, para podermos avaliar o que foi aprendido por eles.
- Data show;
- Notebook;
- Slides
- Quadro branco;
- Quadro escuro;
- Giz;
- Folhas de Papel A4 contendo caça-palavras.
Foto: Robson. |
Foto: Robson. |
Ao final da oficina esperamos que os alunos tenham assimilado o conteúdo de forma que possam ter um imaginário diferente acerca da
África. Que eles possam identificar as características físicas personificadas
no relevo, hidrografia, clima e vegetação deste continente, bem como as
características humanas. No entanto
esperamos que eles entendam a necessidade de respeitar as diferenças que
existem neste continente, e que possam também fazer uma correlação entre a
África e Brasil, já que muito da nossa história está ligada a África.
Foto: Robson. |
Foto: Robson. |