Atividades executadas com a turma do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Olavo Bilac

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Atividades executadas com a turma do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Olavo Bilac


Para elaborar e executar atividades dinâmicas na Escola Estadual Olavo Bilac foi necessário haver anteriormente estudos e discussões que envolveram o sistema educacional através das reuniões realizadas pelo grupo PIBID de Geografia na própria Universidade Federal de Sergipe, juntamente com a professora coordenadora do projeto. Houve ainda a elaboração de questionários que foram aplicados aos discentes para identificar as necessidades e dificuldades no processo de ensino-aprendizagem na escola e realização do diagnostico escolar, na qual fizemos um reconhecimento geral da instituição, bem como dos recursos didáticos e tecnológicos disponibilizados pela escola.
 
Ao entrar em contato com o professor de Geografia, este sugeriu que a turma na qual poderíamos trabalhar seria a do 9º ano C, visto que era constituída por alunos que demonstravam um grau de menor interesse para com a disciplina geografia. Assim, iniciamos as observações e verificamos que os alunos eram bastante agitados, mas que participavam das atividades lúdicas que aplicávamos em sala de aula. Os assuntos para serem trabalhados nas dinâmicas foram referentes a China, Índia, Japão e Tigres Asiáticos, conteúdos estes que já haviam sido os últimos assuntos ministrados pelo professor regente.

 
Para realizar as atividades dinâmicas na escola, levamos em consideração que a disciplina de Geografia já sofreu e sofre muitas críticas por ser ensinada como uma matéria meramente decorativa, o que acaba por deixar os alunos desmotivados sem realizar uma conexão do assunto estudado com o seu cotidiano e sem fazer uma leitura do espaço geográfico. De acordo com Cavalcanti (2006) é necessário inserir o educando no processo de ensino aprendizagem. A autora supracitada ainda afirma que:

A experiência tem mostrado a ineficácia de ensinar conceitos à criança ou ao jovem apenas transmitindo a eles o conceito definido no livro ou elaborado pelo professor. A pesquisa corrente sugere que o professor deve propiciar condições para que o aluno possa formar, ele mesmo, um conceito (CAVALCANTI, p.26, 2006).
Para a prática do ensino de Geografia se tornar mais atrativa e melhorar na formação educacional torna-se necessário desenvolver atividades dinâmicas que tratem dos conteúdos geográficos, despertando o interesse dos alunos pela disciplina. Assim, as oficinas que preparamos tiveram como objetivo estimular a busca por conhecimento dos educandos, intensificar os conhecimentos geográficos, revisar os conteúdos que foram ministrados, motivar a participação dos alunos em sala de aula.


 
A primeira atividade realizada com a turma foi um Jogo de perguntas e respostas referentes aos conteúdos sobre a Índia, China, Japão e Tigres Asiáticos, anteriormente ministrados pelo professor regente. Assim, a turma foi dividida em dois grupos com a mesma quantidade de alunos. Perguntas sobre os países estudados foram destacadas e colocadas em um pote. Cada grupo teve que eleger um líder que iria ler a pergunta sorteada, consultar o grupo e responder as perguntas. Ao passo que os grupos respondiam as questões, nós reforçávamos através da inserção de exemplos e de questionamentos sobre o porquê daquela situação encontrada naquele país, levantando pequenos debates acerca dos conteúdos discutidos.

Assim, torna-se de fundamental importância que o professor estimule o envolvimento do aluno na construção de conhecimento, levando-o a ter curiosidades acerca dos aspectos que envolvem o conhecimento geográfico e este, a partir daí, sentir-se interessado e motivado a aprender Geografia. Neste processo, vale o docente aproveitar, descobrir as considerações e o conhecimento que os alunos possuem em determinados conteúdos.
A segunda atividade desenvolvida com os alunos em sala de aula teve como objetivo aproveitar as considerações dos alunos a partir das respostas dadas por eles para intensificar o conhecimento, estimular a criatividade dos educandos, identificar a apreensão dos estudantes acerca das temáticas abordadas e tirar as dúvidas que diziam respeito aos assuntos estudados. Para a execução da oficina, Chuva de Idéias, os alunos foram alocados para a Sala de Vídeo, no qual foram exibidos dois vídeos, referentes aos aspectos geográficos como clima, relevo, vegetação, hidrografia, economia, religião, etc., dos países Japão e China e posteriormente, ouvimos as considerações dos alunos acerca do que apreenderam nos vídeos sobre os países, abrindo assim um pequeno debate sobre os conteúdos assistidos. Em seguida, iniciamos o jogo na sala, na qual foram colocadas em um pote, palavras referentes aos aspectos gerais (população, atividade econômica, relevo, clima) dos países Japão e China. Explicamos que iríamos iniciar a atividade referente à China e que posteriormente seria sobre o Japão. Para iniciar a atividade foi tocada uma música, sendo que quando esta fosse parada, o aluno que estivesse segurando o pote, teria que sortear um tema. Assim, a música foi iniciada e o pote contendo as palavras circulou pela turma, passando pelas mãos de cada aluno. Ao parar da música o aluno lia o tema sorteado. E sempre perguntávamos qual a palavra que vinha a mente do discente acerca do tema sorteado (população, por exemplo) daquele país. Assim que o aluno respondia, utilizávamos a resposta dele para aprofundar o conhecimento a respeito da temática sorteada. E assim, sucessivamente, até que todas as palavras foram sorteadas e iniciamos novamente com o Japão.


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