UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS
HUMANAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
PIBID-GEOGRAFIA
Escola:
Estadual 24 de Outubro
Turma:7°
ano D.
Ministrantes: José Evandro
Alves, Ivaneide dos Santos Lemos, Márcia Ribeiro.
Orientadora: Núbia
Dias dos Santos.
Professor Supervisor Rodrigo Santos de Lima.
Data 11/10/2014
TEMA:
A mediação do ensino-aprendizagem de
geografia, por charges, cartuns e tiras de quadrinhos.
I – INTRODUÇÃO.
Saber ler e interpretar dados e informações
representados graficamente, vêm tomando um lugar de destaque na educação, a
representação gráfica pode-se dizer como uma linguagem universal, eficaz para
atenuar as barreiras linguísticas e culturais entre os povos e indivíduos.
Ao lado do desenvolvimento da geografia,
observa-se a necessidade crescente de repensar o espaço, de modo a permitir a
comunicação mais rápida e eficiente das informações do cotidiano desses alunos,
o uso desses recursos, nos permitem registrar, tratar e comunicar-se a
informações geográficas, constituindo-se emimportante instrumento de
conhecimento e de ação sobre uma determinada realidade.
O uso desse recurso nas escolas tem por
objetivo, principalmente incentivar o processo de construção do conhecimento,
“fundamental no ensino de geografia, que o aluno/cidadão, aprenda a fazer uma
leitura crítica do que estárepresentado, isto é, decodifica-la, transpondo suas
informações para o uso no cotidiano” (Castrogiovanni,2000, pg38), para atingir
os objetivos dos ensinos é necessário procurar estabelecer parâmetros para o
amplo e complexo processo de ensino aprendizagem nas escolas.
Para isso o professor precisa cultivar as
atividades de reflexão sobre suas práticas, assim as experiências individuais e
coletivas podem ser postas á todo momento em confronto para que possam
expressar suas habilidades, sendo fundamental provocar nos alunos, reflexões
acerca de suas produções e por isso a ferramenta principal é a organização de
atividades que permitam essas relações.
Essa nova forma de pensar a geografia deve
proporcionar aos alunos a construção de conceitos que auxiliem na compreensão
da realidade, despertando neles uma maneira de pensar criticamente no futuro.
Devido a uma demanda de imagens, símbolos, e significados, que podem variar,
dependendo do contexto histórico e presente no nosso seu dia a dia, considerada
degrande importância fazer o uso dos recursos didáticos no ensino.
Seja na discussão de ideias, justificativas
de posicionamento ou em demonstração que podem ser realizadas através de uma
prática pedagógica, onde esse aluno consegue fazer uma relação entre o conteúdo,
prática e as experiências de sua realidade.
II--PÚBLICOALVO/ FAIXA ETÁRIA.
A oficina será
desenvolvida com alunos do 7° ano, estando com faixa etária de 12 aos 14 anos
de idade, porém está oficina pode ser aplicada em demais séries do ensino,
visto que não somente o conteúdo, como também os recursos didáticos utilizados
promovem essa relação constante entre qualquer fase da vida do indivíduo.
III—CONTEÚDO.
O conteúdo trabalhado será, a população, trabalho e movimentos
migratórios, á nível de entender como a distribuição populacional está
diretamente interligada com a dinâmica da população, influenciando na taxa de emprego, desemprego e consumo.
IV–OBJETIVO
Proporcionar uma educação de qualidade,
determinando formar cidadãos conscientes e críticos, conhecendo o seu real
papel na sociedade, dentro de um regime que respeite suas características e
especificidades, com foco no ensino de geografia e dos recursos didáticos.
V - JUSTIFICATIVA.
Desenvolver atividades na sala de
aula, facilitando o processo de ensino aprendizagem, colaborando para a formação
do educando através de novos instrumentos verificando a compreensão dos alunos
a partir do uso de um recurso, nesse caso, as charges, cartuns, tirinhas em
quadrinhos.
Essa oficina também serve como
forma do professor conhecer os alunos de maneira lúdica, e obter informações
dos discentes como, de onde vem, como ele percebe o que ocorre ao seu redor ou
mesmo saber como esses alunos interagem com seu espaço de ensino e essa prática
ajudará a formar um perfil da sala e assim o professor saberá como trabalhar
com seus alunos e também reconhecer a importância do trabalho na vida do ser humano.
A oficina permite aos alunos
estudar a teoria a partir da prática. A ação, a investigação e a reflexão são
primordiais para a construção e ressignificação de conceitos, bem como nas
resoluções de situações problema e análises por meio de observações. Estas
ações promovem a integração da turma, pois todos precisam pensar
cooperativamente e resolver conjuntamente os problemas propostos. Neste
contexto, o professor deve estar preparado para auxiliar os alunos com
conhecimento teórico necessário para dar sentido às descobertas e indagações
propostas pelos mesmos. Da mesma forma, precisa estabelecer uma interação entre
os alunos e a realidade social para que ocorra a integração dos conteúdos
estudados com o cotidiano. ( SILVEIRA, HILÁRIO; OLIVEIRA ; MARTINS, 2012,
p. 68)
É importante ressaltar o papel desses
recursos como ferramenta de ensino que possibilitam a realização de uma
operação de significados no aprendizado, é de extrema importância que haja
sempre um bom relacionamento entre professor-aluno, para que essas interações
ocorram de forma simplificada, onde ambos estejam á vontade para demostrar da
melhor maneira possível o seu envolvimento no cotidiano da sala de aula;
A charge, o cartum, são textos multimodais,
pois são compostos por mais de um modo de representação. Além de palavras,
elementos não verbais, são aparatos que influenciam nas leituras de textos. O
cartum é um tipo de texto humorístico que usa a linguagem não verbal, combinada
ou não com a verbal. Normalmente, retrata situações universais e atemporais,
satirizando os costumes humanos.
A charge é um tipo de desenho humorístico,
acompanhado ou não de texto verbal. Normalmente critica um fato ou
acontecimento específico e aborda temas sociais, econômicos, e sobre tudo
político. A história em quadrinhos são enredos narrados quadro a quadro, por
meio de desenhos e textos que utilizam o discurso direto, característica da
língua falada.
A proposta da oficina é
mostrar como esses recursos podem contribuir no processo de ensino aprendizagem.
Segundo Pontuschka, (2009) “Esses recursos fazem parte, tradicionalmente,
daqueles utilizados pelo professor em sala de aula, de forma sistemática ou não,
atendendo a objetivos específicos”. E
assim contribuindo para a utilização de recursos que possibilitem a realização
de uma aula mais dinâmica.
VI–PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.
Será desenvolvida atividades com intenção de demonstrar a
importância de compreender a dinâmica da distribuição populacional,
trabalhando na inserção dos alunos como
participante dos diferentes grupos sociais culturais que constroem a história
da sociedade e o espaço geográfico através do cotidiano dos mesmos. Onde eles,
possam compreender o mundo como algo dinâmico, onde pessoas, mercadorias,
informações e riquezas, estão a todo tempo em movimento. Além
disso, contribuir para que esses alunos possam refletir sobre o seu papel de
agente transformador na sociedade, buscando seus direitos e deveres.
1° momento- A turma será divididas em3 grupos, onde cada
grupo ficará responsável por desenvolver as atividades e trabalhar com as três
propostas de uso dos recursos didáticos. Cada grupo será representado por um
integrante da equipe, afim de que eles façam o sorteio dos três temas:
População, Trabalho e Migração.
2° momento- Será realizada a apresentação da oficina para a
turma, o que será trabalhado.
3° momento-. Haverá uma explanação sobre o que será
elaborado por eles.
4° momento- Será realizada uma mostra de matérias, que serão
utilizados na confecção das atividades.
·
Grupo A - Ficará responsável por identificar entre os
materiais disponíveis, as charges e elaborar um painel com imagens.
·
Grupo B – Irão analisar os cartuns, criando uma espécie de
cartilha.
·
Grupo C –Irão elaborar uma história em quadrinhos, com o
tema trabalhado em sala de aula, criando uma espécie de revista
5° momento – Os grupos irão apresentar os resultados da
atividade, explanando o que foi desenvolvido em cada grupo e debatendo com o
auxilio do professor.
VI – RECURSOS MATERIAS E DIDÁTICO.
Os recursos utilizados serão: papel A4,
lápis grafite, lápis de cor, revistas, jornais, livros, cartolina, cola tesoura
sem ponta.
VII - RESULTADOS ESPERADOS
Através dessa oficina esperamos que os alunos possam
desenvolver a capacidade de pensar criticamente e analisar o seu dia a dia na
sociedade, refletindo sobre a importância de conhecer o espaço geográfico, para
nele atuar, evidenciando os aspectos importantes que fazem parte de sua
realidade, através do uso dos recursos didáticos.
Contribuir para que eles se identifiquem como agentes de um
grupo social, portadore produtor de cultura, dotado de capacidade de ampliar-se
no universo de conhecimentos,valores e meios deexpressão cultural. Fazer com
que eles expressem sua identidade e escolhas pessoais, valorizando
positivamente sua experiência de vida.
Contribuindo para uma melhor compreensão dos conteúdos
trabalhados em sala de aula, através do conhecimento e habilidade desenvolvida
ao longo de sua aprendizagem,estimulando-o o pensar, interpretar, comparar as
realidades a partir de suas vivências.
VIII – REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
CASTROGIOVANNI,
Antônio Carlos(org), CALLAI, Helena Copetti, KAERCHER, André Nestor. Ensino de geografia Práticas e
Textualizações no cotidiano, mediação. 2°, ed. Porto Alegre. 2002.
REGO,
Nelson; CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos, KAERCHER,André Nestor. Geografia Práticas pedagógicas para o
ensino médio. Porto Alegre, 2011.
PASSINE,
Elza Yasuko. Práticas de ensino de
geografia. 2° Ed- São Paulo, 2011.
SCHAFEER,
Neiva Otero; KAERCHER,André Nestor; GOULART, Ligia
Beatriz;CASTROGIOVANNI,AntônioCarlos. Um
globo em suas mãos: práticas para a sala de aula. 3° Ed- Porto Alegre:
Penso, 2011.
SILVA, Eunice Isaias. CAVALCANTI, Lana de Souza. A mediação do ensino-aprendizagem de geografia, por charges, cartuns, e
tiras de quadrinhos.
VIIII -
REFERENCIAS ELETRONICAS.
( Acesso em 10/10/2014)