A mediação do ensino-aprendizagem de geografia, por charges, cartuns e tiras de quadrinhos.

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A mediação do ensino-aprendizagem de geografia, por charges, cartuns e tiras de quadrinhos.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
PIBID-GEOGRAFIA


Escola: Estadual 24 de Outubro
Turma:7° ano D.

Ministrantes: José Evandro Alves, Ivaneide dos Santos Lemos, Márcia Ribeiro.
Orientadora: Núbia Dias dos Santos.
Professor Supervisor Rodrigo Santos de Lima.
Data 11/10/2014


TEMA: A mediação do ensino-aprendizagem de geografia, por charges, cartuns e tiras de quadrinhos.

I – INTRODUÇÃO.
Saber ler e interpretar dados e informações representados graficamente, vêm tomando um lugar de destaque na educação, a representação gráfica pode-se dizer como uma linguagem universal, eficaz para atenuar as barreiras linguísticas e culturais entre os povos e indivíduos.
Ao lado do desenvolvimento da geografia, observa-se a necessidade crescente de repensar o espaço, de modo a permitir a comunicação mais rápida e eficiente das informações do cotidiano desses alunos, o uso desses recursos, nos permitem registrar, tratar e comunicar-se a informações geográficas, constituindo-se emimportante instrumento de conhecimento e de ação sobre uma determinada realidade.
O uso desse recurso nas escolas tem por objetivo, principalmente incentivar o processo de construção do conhecimento, “fundamental no ensino de geografia, que o aluno/cidadão, aprenda a fazer uma leitura crítica do que estárepresentado, isto é, decodifica-la, transpondo suas informações para o uso no cotidiano” (Castrogiovanni,2000, pg38), para atingir os objetivos dos ensinos é necessário procurar estabelecer parâmetros para o amplo e complexo processo de ensino aprendizagem nas escolas.

Para isso o professor precisa cultivar as atividades de reflexão sobre suas práticas, assim as experiências individuais e coletivas podem ser postas á todo momento em confronto para que possam expressar suas habilidades, sendo fundamental provocar nos alunos, reflexões acerca de suas produções e por isso a ferramenta principal é a organização de atividades que permitam essas relações.

Essa nova forma de pensar a geografia deve proporcionar aos alunos a construção de conceitos que auxiliem na compreensão da realidade, despertando neles uma maneira de pensar criticamente no futuro. Devido a uma demanda de imagens, símbolos, e significados, que podem variar, dependendo do contexto histórico e presente no nosso seu dia a dia, considerada degrande importância fazer o uso dos recursos didáticos no ensino.

Seja na discussão de ideias, justificativas de posicionamento ou em demonstração que podem ser realizadas através de uma prática pedagógica, onde esse aluno consegue fazer uma relação entre o conteúdo, prática e as experiências de sua realidade.
           
II--PÚBLICOALVO/ FAIXA ETÁRIA.

            A oficina será desenvolvida com alunos do 7° ano, estando com faixa etária de 12 aos 14 anos de idade, porém está oficina pode ser aplicada em demais séries do ensino, visto que não somente o conteúdo, como também os recursos didáticos utilizados promovem essa relação constante entre qualquer fase da vida do indivíduo.


III—CONTEÚDO.

            O conteúdo trabalhado será, a população, trabalho e movimentos migratórios, á nível de entender como a distribuição populacional está diretamente interligada com a dinâmica da população,  influenciando na taxa de  emprego, desemprego e consumo.

IV–OBJETIVO

Proporcionar uma educação de qualidade, determinando formar cidadãos conscientes e críticos, conhecendo o seu real papel na sociedade, dentro de um regime que respeite suas características e especificidades, com foco no ensino de geografia e dos recursos didáticos.

V - JUSTIFICATIVA.
            Desenvolver atividades na sala de aula, facilitando o processo de ensino aprendizagem, colaborando para a formação do educando através de novos instrumentos verificando a compreensão dos alunos a partir do uso de um recurso, nesse caso, as charges, cartuns, tirinhas em quadrinhos.
Essa oficina também serve como forma do professor conhecer os alunos de maneira lúdica, e obter informações dos discentes como, de onde vem, como ele percebe o que ocorre ao seu redor ou mesmo saber como esses alunos interagem com seu espaço de ensino e essa prática ajudará a formar um perfil da sala e assim o professor saberá como trabalhar com seus alunos e também reconhecer a importância do trabalho na vida do ser humano.

A oficina permite aos alunos estudar a teoria a partir da prática. A ação, a investigação e a reflexão são primordiais para a construção e ressignificação de conceitos, bem como nas resoluções de situações problema e análises por meio de observações. Estas ações promovem a integração da turma, pois todos precisam pensar cooperativamente e resolver conjuntamente os problemas propostos. Neste contexto, o professor deve estar preparado para auxiliar os alunos com conhecimento teórico necessário para dar sentido às descobertas e indagações propostas pelos mesmos. Da mesma forma, precisa estabelecer uma interação entre os alunos e a realidade social para que ocorra a integração dos conteúdos estudados com o cotidiano. ( SILVEIRA, HILÁRIO; OLIVEIRA ; MARTINS,  2012,  p. 68)
É importante ressaltar o papel desses recursos como ferramenta de ensino que possibilitam a realização de uma operação de significados no aprendizado, é de extrema importância que haja sempre um bom relacionamento entre professor-aluno, para que essas interações ocorram de forma simplificada, onde ambos estejam á vontade para demostrar da melhor maneira possível o seu envolvimento no cotidiano da sala de aula;
A charge, o cartum, são textos multimodais, pois são compostos por mais de um modo de representação. Além de palavras, elementos não verbais, são aparatos que influenciam nas leituras de textos. O cartum é um tipo de texto humorístico que usa a linguagem não verbal, combinada ou não com a verbal. Normalmente, retrata situações universais e atemporais, satirizando os costumes humanos.
A charge é um tipo de desenho humorístico, acompanhado ou não de texto verbal. Normalmente critica um fato ou acontecimento específico e aborda temas sociais, econômicos, e sobre tudo político. A história em quadrinhos são enredos narrados quadro a quadro, por meio de desenhos e textos que utilizam o discurso direto, característica da língua falada.
A proposta da oficina é mostrar como esses recursos podem contribuir no processo de ensino aprendizagem. Segundo Pontuschka, (2009) “Esses recursos fazem parte, tradicionalmente, daqueles utilizados pelo professor em sala de aula, de forma sistemática ou não, atendendo a objetivos específicos”.  E assim contribuindo para a utilização de recursos que possibilitem a realização de uma aula mais dinâmica.
VI–PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.
Será desenvolvida atividades com intenção de demonstrar a importância de compreender a dinâmica da distribuição populacional, trabalhando  na inserção dos alunos como participante dos diferentes grupos sociais culturais que constroem a história da sociedade e o espaço geográfico através do cotidiano dos mesmos. Onde eles, possam compreender o mundo como algo dinâmico, onde pessoas, mercadorias, informações e riquezas, estão a todo tempo em movimento.   Além disso, contribuir para que esses alunos possam refletir sobre o seu papel de agente transformador na sociedade, buscando seus direitos e deveres.
1° momento- A turma será divididas em3 grupos, onde cada grupo ficará responsável por desenvolver as atividades e trabalhar com as três propostas de uso dos recursos didáticos. Cada grupo será representado por um integrante da equipe, afim de que eles façam o sorteio dos três temas: População, Trabalho e Migração.
2° momento- Será realizada a apresentação da oficina para a turma, o que será trabalhado.
3° momento-. Haverá uma explanação sobre o que será elaborado por eles.
4° momento- Será realizada uma mostra de matérias, que serão utilizados na confecção das atividades.
·         Grupo A - Ficará responsável por identificar entre os materiais disponíveis, as charges e elaborar um painel com imagens.
·         Grupo B – Irão analisar os cartuns, criando uma espécie de cartilha.
·         Grupo C –Irão elaborar uma história em quadrinhos, com o tema trabalhado em sala de aula, criando uma espécie de revista

5° momento – Os grupos irão apresentar os resultados da atividade, explanando o que foi desenvolvido em cada grupo e debatendo com o auxilio do professor.
VI – RECURSOS MATERIAS E DIDÁTICO.
Os recursos utilizados serão: papel A4, lápis grafite, lápis de cor, revistas, jornais, livros, cartolina, cola tesoura sem ponta.
VII - RESULTADOS ESPERADOS
Através dessa oficina esperamos que os alunos possam desenvolver a capacidade de pensar criticamente e analisar o seu dia a dia na sociedade, refletindo sobre a importância de conhecer o espaço geográfico, para nele atuar, evidenciando os aspectos importantes que fazem parte de sua realidade, através do uso dos recursos didáticos.
Contribuir para que eles se identifiquem como agentes de um grupo social, portadore produtor de cultura, dotado de capacidade de ampliar-se no universo de conhecimentos,valores e meios deexpressão cultural. Fazer com que eles expressem sua identidade e escolhas pessoais, valorizando positivamente sua experiência de vida.
Contribuindo para uma melhor compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula, através do conhecimento e habilidade desenvolvida ao longo de sua aprendizagem,estimulando-o o pensar, interpretar, comparar as realidades a partir de suas vivências.
VIII – REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos(org), CALLAI, Helena Copetti, KAERCHER, André Nestor. Ensino de geografia Práticas e Textualizações no cotidiano, mediação. 2°, ed. Porto Alegre. 2002.
REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos, KAERCHER,André Nestor. Geografia Práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre, 2011.
PASSINE, Elza Yasuko. Práticas de ensino de geografia. 2° Ed- São Paulo, 2011.
SCHAFEER, Neiva Otero; KAERCHER,André Nestor; GOULART, Ligia Beatriz;CASTROGIOVANNI,AntônioCarlos. Um globo em suas mãos: práticas para a sala de aula. 3° Ed- Porto Alegre: Penso, 2011.
SILVA, Eunice Isaias. CAVALCANTI, Lana de Souza. A mediação do ensino-aprendizagem de geografia, por charges, cartuns, e tiras de quadrinhos.
VIIII - REFERENCIAS ELETRONICAS.

( Acesso em 10/10/2014)

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