UNIVERSIDADE
FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
PROPOSTA DE OFICINA
MINISTRANTES:
Laudiran dos Santos Oliveira
Robson de Jesus Santos
Vivienne Vieira Santos
Daniela Santos Feitoza
Andrea Maia dos Santos
Sandoval E. de S. Junior
ORIENTADOR: ACÁSSIA CRISTINA SOUZA
SUPERVISOR: DANIEL SÁ
I- INTRODUÇÃO
Ao trabalhar o conteúdo industrialização
brasileira, percebemos que ao final do conteúdo poderíamos realizar de forma
mais construtiva uma atividade que pudesse desenvolver a criticidade e a
reflexão do alunado. A construção de uma historia em quadrinhos com a utilização
de ferramenta tecnológica, site da internet, onde neste sistema oferece uma
forma vasta de construção de personagens e cenários. Mesmo sendo produzida no
ambiente gratuito.
II - PÚBLICO-ALVO / DURAÇÃO / CONTEÚDO
Alunos do 7º ano.
03 aulas, contendo 50 minutos cada.
– Industrialização: do Artesanato a
indústria moderna; Classificação da indústria moderna; A industrialização do
Brasil; Indústria e espaço geográfico.
III – OBJETIVOS
Buscar a apreensão do conteúdo teórico
de forma mais divertida e prazerosa, trabalhando com ferramentas tecnológicas
como o computador auxiliado pela internet. Desta forma buscamos levar para os
alunos a possibilidade de construir conhecimento de forma variada e coletiva.
Através do site PIXTON, para construção de Histórias em Quadrinhos.
IV – JUSTIFICATIVA
Trabalhar com histórias
em quadrinhos facilitará a compreensão dos alunos, pois é uma ferramenta que ativa
a criticidade destes, e faz o alunado produtor de conhecimento. Segundo DEFFUNE,
2010. p. 157. As Histórias em Quadrinhos são um rico recurso de comunicação que
se faz presente na história da humanidade desde os primórdios. É uma forma de
comunicação que prende a atenção dos
jovens e adultos de maneira lúdica com isso, o leitor acaba adquirindo
conhecimento espontaneamente. CAVALCANTI
e SIVA, 2008. p. 144. Diz-nos que a mediação de quadrinhos, cartum e charge é pensada
para trabalhar com algo que, entre outras características, seja instigante,
criativo, crítico, questionador, podendo com humor e aprofundamento científico
servir a propósitos didático-pedagógicos. Desta maneira, trabalhar com
histórias em quadrinhos aliada ao computador e uma ferramenta digital,
acreditamos que irá tornar o conhecimento e a apreensão do conteúdo de forma
mais espontânea e assim, ser a fórmula perfeita para o sucesso da aula.
O site: www.pixton.com/br, é uma ferramenta com franquia
gratuita ou também pode ser adquirida, via pagamento de uma taxa que varia de
acordo com a necessidade do usuário, as ferramentas disponíveis para o usuário
gratuito são de grande utilidade e suficientes para a produção da atividade
proposta. Esta ferramenta pode contribuir para aumentar o
raciocínio critico reflexivo, desenvolver a habilidade de descrição e construção
de histórias com lógica e sequência temporal em quadrinhos, além de fazer com
que os alunos tenham uma forma de distribuição de conhecimento produzido por
estes sujeitos, de forma que estes sejam seus próprios difusores e propagadores
de conhecimento.
V – PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
A oficina consiste em três momentos, no primeiro momento, será aplicada uma revisão do conteúdo a ser trabalhado na oficina, denominado de, a Industrialização do Brasil. A revisão será exposta via apresentação de slides e terá uma duração de 30 minutos. Neste momento será solicitado que os alunos já passem a anotar algumas informações para facilitar no momento da construção da história em quadrinhos.
No segundo momento, iremos para o laboratório de informática onde iniciaremos as atividades via computador, será explicado o que é, como se constitui uma história em quadrinhos, e mostraremos o ambiente em que os alunos irão trabalhar. Para este momento 20 minutos.
A atividade será trabalhada da seguinte forma, no primeiro momento será realizada uma revisão do conteúdo “A industrialização brasileira”, logo em seguida partiremos para as tarefas no computador. Primeiro passo é construir uma conta de usuário para todos os alunos, ou grupo de alunos, após esta etapa partiremos para a construção da história em quadrinhos.
O terceiro momento será trabalhado durante as duas aulas seguintes onde os alunos irão produzir a história em quadrinho via ferramenta digital, será solicitado que eles construam uma história relatando o processo que desencadeou a industrialização do Brasil, ou seja, como ocorreu este processo, o que levou o Brasil a industrializar-se? Como era antes da industrialização? E como ficou após esse processo? Quais tipos de indústrias se instalaram inicialmente? Em seguida, eles irão realizar a leitura, será solicitado que alguns alunos façam alguns comentários e finalizaremos realizando a publicação do material via site.
V - RECURSOS MATERIAIS
Laboratório de Informática;
01 data show;
01 notebook;
Quadro branco;
Quadro escuro;
Giz.
VI – RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se que a turma ao final da oficina tenha compreendido o conteúdo industrialização do Brasil, e que ao construir a História em Quadrinhos os alunos possam reconstruir partindo das suas próprias ideias os conceitos trabalhados e que tenham a habilidade em detalhar os processos ocorridos durante a industrialização brasileira.
VII - FOTOS
Aplicação da oficina com os Pibidianos, grupo Professora Acássia, realizado no dia 01 de Julho, 2015.
Professora: Acássia, Pibidianos Thaís e Luiz. Fonte: Acervo Pessoal. |
Pibidianos Apresentando a proposta de Oficina. Fonte: Acervo Pessoal. |
Pibidianos do grupo da professora Acássia. Fonte: Acervo Pessoal. |
Pibidianos, explicando o desenvolvimento da Oficina. Fonte: Acervo Pessoal. |
Pibidianos realizando tarefa no Site PIXTON. Fonte: Acervo Pessoal. |
Pibidianos realizando tarefa no Site PIXTON. Fonte: Acervo Pessoal. |
VIII - BIBLIOGRAFIA
CAVALCANTI, Lana de Souza. SILVA, Eunice Isaias da. A mediação do ensino-aprendizagem de geografia, por charges, Cartuns e tiras de quadrinhos. Boletim Goiano de Geografia. Goiânia - Goiás - Brasil v. 28 n. 2 p. 141-156 jul. / dez. 2008.
DEFFUNE,
Glaucia. Relato de uma experiência de
história em quadrinhos no Ensino da geografia. Universidade Estadual de
Maringá. Bol. Geogr. v. 28. p. 157-169. 2010. Maringá-PR.
1 comentários:
Muito interessante esse PIXTON, possibilita trabalhar diversas temáticas.